fim-do-flash-e-agora

Fim do Flash, e agora?

É isso mesmo que você está lendo, o famoso Adobe Flash Player está com seus dias contados. A Adobe anunciou o fim da distribuição e atualizações do plugin de mídia até 2020. 


Se você tem um site que ainda utiliza o Flash Player como recurso para vídeos e animações, muito provavelmente terá que procurar reformular o seu site com uma plataforma mais atual.

Entenda melhor:

Muito provavelmente você já ouviu falar do Flash Player e é provável também que já tenha se encontrado na situação de não conseguir visualizar algum site ou parte dele pois nele havia algum aviso como “é necessário ter a última versão do Flash instalada”.

Bom, o Adobe Flash Player nada mais é do que um plugin de mídia para navegadores. Muitos programadores utilizavam a plataforma para algumas de suas criações, mas, nos últimos tempos o mesmo vem sendo substituído por outros recursos como o HTML5, usado pela Agencia Centro Paulista. 

A Adobe alega que o Flash Player hoje se tornou inviável pois constantemente apresenta falhas e vulnerabilidades, o que facilita as pessoas mal-intencionadas a aproveitar-se destas falhas e realizar ataques em massa, tornando o site que ainda utiliza este recurso sujeito a invasões.

Dentre os diversos motivos que levaram a Adobe a tomar essa decisão está também o consumo de energia, pois após a realização de testes, constatou-se que o consumo de energia do Flash é o dobro do HTML5. 

Além disso, diversas empresas já deram seus pronunciamentos públicos sobre o fim da utilização do Adobe Flash Player, dentre elas, Microsoft, Apple, Google, Mozilla e Facebook. 

Assim, aos poucos o Adobe Flash Player vai se “extinguindo”, dando espaço para novas tecnologias.

Mas vamos com calma, ok?

Sistemas operacionais aos poucos estão rejeitando o plugin, assim como a grande maioria dos navegadores e com isso a necessidade de migrar para tecnologias mais práticas, pois embora ocorra gradativamente, seu fim será definitivo.

Então se você tem um site que ainda utiliza o recurso, ou tem duvidas sobre os recursos utilizados em seu site, entre em contato com nossos especialistas.


Whatsapp chat online