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O que é Inbound Marketing?

A definição para o Inbound Marketing não dá para se resumir em algumas sentenças, pois se trata de algo muito mais amplo e característico.
É uma metodologia utilizada para manter um relacionamento com seus leads e se certificar que eles irão se tornar clientes. Ou seja, consiste em um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da sua empresa.
Ao contrário do Outbound Marketing mais conhecido como o Marketing Tradicional, o Inbound se baseia no relacionamento de confiança entre a marca e o consumidor, e quem procura pela empresa e seus serviços são os clientes. Como isso é possível?

Trata-se de uma estratégia que consiste em um conjunto de ações voltadas para a atração do potencial cliente que, ao entrar no site ou uma landing page, é cadastrado seu contato para que receba algo em troca que o site tem a oferecer em relação ao seu produto ou serviço que seja de interesse desse cliente. A partir desse momento, começa um trabalho de relacionamento por meio de conteúdo personalizado e autoral com o consumidor.

Sendo assim, essa estratégia permite que a empresa identifique com mais precisão quem está interessado em seus produtos e conteúdos (captura de leads), e assim, quem é o público-alvo e como satisfazê-lo.

Além de tudo, o Inbound Marketing aumenta o tráfego entre diferentes mídias como sites, blogs, app, redes sociais e etc. Com isso cresce potencialmente o número de usuários que, de alguma forma, irão se relacionar com a marca.

Durante todo esse processo, existem as etapas do funil no qual é trabalhado na mesma lógica que o funil de vendas. Essas etapas requerem quatro ações: atração, conversão, fechamento e fidelização.

Como medir os resultados?

O Inbound oferece diversas maneiras de mensurar os resultados, que vão desde o que é realmente palpável, como o aumento das vendas comprovadas – já que sabemos de onde o lead vem, pelo trabalho que tivemos com ele -, até a melhora da performance nas redes sociais, tráfego no site e boa reputação online. Assim, teremos material para analisar de forma concreta o ROI da empresa.