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As leads podem transformar potenciais clientes em fiéis compradores. O que são leads?

Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente.
Todo o processo de captação de leads necessita antes que o conceito de lead esteja claro para os responsáveis pela criação e execução das estratégias.

Mas afinal o que são leads?

Lead, para Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é demonstrado com o preenchimento dados em um formulário para receber uma oferta ou uma assinatura de newsletter.

Lead é um conceito popularizado com o Marketing Digital. Um lead é um potencial consumidor de uma marca que teve alguma interação com ela avançando em seu funil de vendas ao ceder o seu email para a base da empresa para receber novos contatos.
Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo ou também aquele que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Assim, de modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado. Em outras palavras, é a isca que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil onde mais se produz conteúdo, afinal, quanto mais anzóis forem lançados, maiores as chances de sucesso.

Em cada artigo, haverá um call to action (chamada para a ação) convidando os visitantes a tornar-se uma lead, invitando-a a assinar uma newsletter ou se tornar seguidor nas redes sociais.
É exatamente por isso que o conteúdo deve ser considerado uma prioridade, pois apenas demonstrando qualidade o internauta estará inclinado a estabelecer o primeiro contato com a marca.

Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação (close), quando o usuário é nutrido com conteúdo apaixonante, estreitando a relação com a empresa.
Essa é a etapa onde é produzido conteúdo de fundo de funil, e a lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.
Se a estratégia for bem executada, é possível transformar uma lead em um cliente (customer) e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.